25 setembro, 2008

QUEREM INTERNACIONALIZAR A AMAZÔNIA, ENTÃO QUE SE INTERNACIONALIZE O MUNDO

Wagner Ferreira

Durante o State of the World Fórum, evento que reúne desde 1994 representantes de diversos países para discutir ações de cunho social e ambiental no mundo, o ex-governador do Distrito Federal e ex-Ministro da Educação, Senador Cristovam Buarque, foi questionado por um estudante americano numa edição do evento realizada em setembro de 2000 em Nova Iorque.

O ianque perguntou o que pensava o representante do Brasil sobre a internacionalização da Amazônia. O jovem disse que esperava a resposta de um humanista e não de um brasileiro. Cristovam Buarque respondeu com tanta sabedoria que não deu direito à tréplica por parte do perguntador, encerrando a discussão sobre aquele assunto naquele momento.

Assista ao vídeo que foi exibido em uma palestra na The University of Texas - Pan American, em novembro de 2007, e veja a resposta de Buarque. Esta mesma declaração está no livro "100 Discursos Históricos Brasileiros" de Carlos Figueiredo.

3 comentários:

Com os meus botões! disse...

É, eu já tinha visto isso, mas não adianta simplesmente falar que a Amazônia é nossa! No mundo manda quem pode, quem é forte, e obedece quem tem juízo!

Anônimo disse...

Na minha humilde opinião, acho que a AMAZÔNIA deveria de ficar sendo vossa, por favor não queiram retirar a beleza de onde ela faz sentido, nós não mandamos na natureza e se a natureza criou a AMAZÔNIA no BRASIL é porque a mãe natureza quer que ela pertença somente ao Brasil e não ao Mundo. Já que não respeitam os Homens respeitem ao menos a NATUREZA...

PORTUGAL, Algarve
19 de novembro, 14h51m
vânia silva

Anônimo disse...

Tomem vergonha senhores politicos, deixem a amazônia ser de quem a croiu, não a queiram vandalizar internacionalizando-a.
Abafem esse assunto assim como teem abafado os crimes...
Parabens pela tua sensibilidade pra com este assunto.
Temos pena que não possas estar presente neste jantar.
Força ai!!!

Luis Afonso(empresário da construção civil)
portugal, leiria
26 de novembro