10 setembro, 2008

A ANTIGA RELAÇÃO ENTRE O HOMEM E O MAR

Wagner Ferreira

A exposição fotográfica Mar de Homens, exibida no espaço Caixa Cultural em Salvador, aberta ao público até o dia 07 deste mês, mostrou a relação do mar e o homem que vive na costa brasileira, e a utiliza como forma de sobrevivência através da pesca. As fotos foram tiradas ao longo de oito anos de pesquisas feita pelo geógrafo de formação, Roberto Linsker.

Num mapeamento de todo litoral do Brasil, o fotógrafo registrou costumes e hábitos antigos usados na atividade pesqueira, ressaltando a importância desse universo de coisas simples que acontecem à beira-mar.

Quem teve a oportunidade de visitar a exposição, e não se atentou à detalhes, dificilmente soube precisar as datas das fotografias – fotografadas de 1997 a 2004 - todas em preto em branco, e fotografadas com câmeras analógicas. Roberto Linsker utilizou de técnicas antigas do fotojornalismo para que o colorido do nosso litoral não ofuscasse especificidades por ele passada nos registros.

Antes, a mostra passou por Brasília e Rio de Janeiro. Na Bahia, ela faz parte da 3º edição do A gosto da fotografia, evento que promove exposições, palestras e cursos sobre fotografia, além de contemplar o maior número de exposições simultâneas em Salvador e mais nove cidades do estado.

Mais Trabalhos de Roberto Linsker www.terravirgem.com.br
Postar um comentário