10 setembro, 2008

A ANTIGA RELAÇÃO ENTRE O HOMEM E O MAR

Wagner Ferreira

A exposição fotográfica Mar de Homens, exibida no espaço Caixa Cultural em Salvador, aberta ao público até o dia 07 deste mês, mostrou a relação do mar e o homem que vive na costa brasileira, e a utiliza como forma de sobrevivência através da pesca. As fotos foram tiradas ao longo de oito anos de pesquisas feita pelo geógrafo de formação, Roberto Linsker.

Num mapeamento de todo litoral do Brasil, o fotógrafo registrou costumes e hábitos antigos usados na atividade pesqueira, ressaltando a importância desse universo de coisas simples que acontecem à beira-mar.

Quem teve a oportunidade de visitar a exposição, e não se atentou à detalhes, dificilmente soube precisar as datas das fotografias – fotografadas de 1997 a 2004 - todas em preto em branco, e fotografadas com câmeras analógicas. Roberto Linsker utilizou de técnicas antigas do fotojornalismo para que o colorido do nosso litoral não ofuscasse especificidades por ele passada nos registros.

Antes, a mostra passou por Brasília e Rio de Janeiro. Na Bahia, ela faz parte da 3º edição do A gosto da fotografia, evento que promove exposições, palestras e cursos sobre fotografia, além de contemplar o maior número de exposições simultâneas em Salvador e mais nove cidades do estado.

Mais Trabalhos de Roberto Linsker www.terravirgem.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

É, em Portugal a história da actividade pescatoria é a mesma, era vista como sobrevivencia, mas felismente hoje ja não é assim, tem apoio do estado o que ajudou a melhorar muito a qualidade de vida dos mesmos.

Portugal, Algarve
19 de novembro, 15h02m
vânia silva

Anônimo disse...

Ola companheiro.
Por mares por mim nunca navegados,saberei comentar este documento, pois meu avô foi pescador e sei o quanto ele sofria no mar antigamente.
Agora a indústria pescatória tem todos os meios pra trazer o melhor peixe pra terra mas nem sempre isso acontece, poruqe os pescadores de hoje não teem nada hever aos de antigamente.
Na época do meu avô, os pescadores pareciam saber a lígua dos peixes, agora os homens da pesca que não os posso chamar de pescadores não sabem sequer ver quando o peixe não está capaz de ser pescado pra consumo.Neste momento estou num jantar e nem vou comer peixe porque não sei em que condições ele foi pescado...rs

Anibal Gonçalves (fotografo paisagistico)
portugal, almada