10 abril, 2008

A COMUNICAÇÃO QUE FORTALECE AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS MAIS O TERCEIRO SETOR

Wagner Ferreira

A Comunicação, e em especial as Relações Públicas, serve para o desenvolvimento do chamado Terceiro Setor e das instituições como um todo, sendo uma importante ferramenta difusora desses três setores: primeiro; Governo, segundo; iniciativa privada, e terceiro; sociedade civil organizada, que em sua maioria é representada pelas ONG’S. A função da comunicação não é só tornar pública as ações dessas instituições, mas também disseminar sua imagem institucional, ampliando o campo de atuação dos comunicólogos.
No terceiro setor, por exemplo, a comunicação é enfocada com mais intensidade através do profissional de Relações Públicas. Isto acontece por causa do seu conhecimento teórico e prático com Comunicação Organizacional Integrada (RP, Assessoria de Imprensa e Marketing). Sendo assim, os profissionais dessa área é o mais indicado, mas não o único qualificado, para a apresentação e o desenvolvimento dos projetos sociais da instituição de que faz parte, aplicando funções e técnicas que servem como suporte para incrementar a interação entre os públicos.

Para isso, este setor da instituição elabora instrumentos de comunicação, assessora práticas, e gerencia a comunicação de entidades de maior relevância dentro do contexto social. O Terceiro Setor é composto por instituições plurais, em pleno desenvolvimento, que proporcionam uma nova realidade global, uma vez que está voltado para preocupações ligadas às áreas culturais, educacionais, de atendimento social, e ambiental, como é o caso do Greenpeace. Pregando a “paz verde”, esta ONG tem sede em diversos países, inclusive no Brasil, e utiliza muito bem a ferramenta da comunicação para divulgar resultados de acordos internacionais, manifestações, além de números de desmatamentos na Floresta Amazônica, caças predatórias, entre outros assuntos.

Na esfera pública e privada a comunicação também é imprescindível, mas com peculiaridades diferentes das aplicadas no Terceiro Setor. No governo ela é utilizada com fins de divulgação para ações governamentais ou eleitoreiras. Já na esfera privada, a comunicação é primordialmente usada para a promoção da instituição, através das relações com os meios de comunicação, o que leva a minimizar desgastes na mídia, priorizando sempre o merchandising e a propaganda.
Postar um comentário