Subcomissão foi responsável por ações que proibiram o uso de animais na Lavagem do Bonfim e Mudança do Garcia
Advogados, ativistas, e representantes de segmentos do governo do Estado estiveram presentes na Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), quinta-feira (21), em Salvador, para a posse do novo presidente da Subcomissão de Proteção dos Direitos dos Animais da entidade, o advogado Márcio Vinhas Barreto, que substitui Alessandra Brandão Barbosa.
Advogados, ativistas, e representantes de segmentos do governo do Estado estiveram presentes na Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), quinta-feira (21), em Salvador, para a posse do novo presidente da Subcomissão de Proteção dos Direitos dos Animais da entidade, o advogado Márcio Vinhas Barreto, que substitui Alessandra Brandão Barbosa.
Depois de empossado, o presidente da Subcomissão leu o compromisso e assinou o termo de posse. Márcio Barretto declarou que a Subcomissão será firme e intransigente na defesa dos animais. "Precisamos de leis e normas mais duras e rigorosas, uma vez que a impunidade é o combustível do crime".
| Márcio Barreto prometeu uma Subcomissão firme e intransigente na defesa dos animais (WF) |
A Subcomissão de Proteção dos Direitos dos Animais foi criada em 2009 de forma inédita nas seccionais da OAB ainda sob a gestão do presidente da Seção Bahia, Saul Quadros, que na ocasião, empossou também as advogadas Zizete Evangelista Balbino Ferreira e Vivian Karina Suzart da Silva Santos.
Responsável por autoria de ações que resguardem o direito dos animais, além de capacitar advogados que venham a tratar do tema em processos judiciais, a Subcomissão visa proteger os seres mais desprotegidos, e se depender do presidente da OAB-BA, contará com apoio às demandas geradas: “tenho um carinho especial por esta comissão. Enquanto eu estiver à frente da OAB prometo total apoio desta casa, para as ações ligadas à proteção dos animais”, prometeu Quadros.
| Saul Quadros ofereceu o apoio da OAB-BA às ações ligadas à proteção animal (WF) |
A representante da ONG Célula Mãe, Janaína Rios, atribuiu à visão antropocêntrica a devastação que o planeta vive atualmente. Ela destacou a responsabilidade do homem para com os animais, estes antes selvagens e que foram domesticados há séculos para servir aos empreendimentos dos seres humanos. Para a ativista, a espécie humana se ausentou da responsabilidade de protetor destes animais. “Não é possível que os animais, que convivem no mesmo espaço que nós apodreçam sem que não façamos nada”, indigna-se. Ela completa ainda que, “na Bahia, não existe lei que exija que o poder público ampare os animais, por isso pedimos apoio da OAB na aprovação de projetos que tramitam desde 2007, em defesa dos bichos", conclama.
| Athayde e Ferrer defendem a convivência harmônica entre homens e animais (WF) |
Já o diretor do Instituto Cuidar é o Bicho Carlos Ferrer, entende que a mudança de cultura de uma sociedade só ocorre quando ela acontece individualmente. Ele pontuou ainda que a Conferência Rio+20 não abordou temáticas ligadas ao respeito dos animais.
Uma das falas mais esperadas da posse foi a da ex-diretora da OAB-BA e pré candidata a vereadora pelo PV-BA, Ana Rita Tavares. Para a advogada e também ativista da causa animal, “a Subcomissão, criada há dois anos, representou um fato inédito na história da Ordem.
| Diversos membros da sociedade estiveram presentes ao evento na Seccional da OAB-BA (WF) |
Ainda compuseram a mesa a juíza Joanice Guimarães, o comandante da Polícia Montada da PM, Major Adriano Carvalho - que representou o comandante Geral da corporação, Cel. Castro; e a representante da União de Proteção Animal de Salvador (UPAS), Telma Lívia. Na platéia, também estiveram presentes o presidente da ONG Sentimento Animal, Jorge Pimenta, que atua no bairro de Plataforma, e a diretora da ONG Animal Viva, Roberlena Mercury.
Após a cerimônia, um coquetel vegano foi oferecido aos presentes.
Notícias relacionadas
SESSÃO ESPECIAL NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DEBATE DIREITO DOS ANIMAIS
