19 abril, 2011

LIVRO SOBRE RELAÇÃO DA CIÊNCIA E SUA DIVULGAÇÃO BUSCA SEDIMENTAR CULTURA CIENTÍFICA NA BAHIA

Evento acontece na Escola de Administração da UFBA e contará com palestra de Carlos Vogt, coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp

Abordar a ciência e sua divulgação, estabelecendo diálogos entre pesquisadores de diversas áreas é a proposta do livro sobre o tema Divulgação Científica lançado pelos pesquisadores, Cristiane Porto, Antônio Brotas e Simone Bortoliero. “Diálogos entre Ciência e Divulgação Científica: “leituras contemporâneas” ocupa-se da emergência acerca de um debate sobre ciência e sua divulgação como maneira de fomentar a formação da cultura científica no Brasil, em especial na Bahia.

O lançamento será no dia 29 de abril às 18h30, no auditório da Escola de Administração da Ufba, no Vale do Canela em Salvador. O evento contará com a presença do linguista Carlos Vogt, que ministrará a palestra, “De Ciência, Divulgação, Futebol e Bem-estar Cultural”, tema do prefácio do livro. Vogt é coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor / Unicamp), foi diretor da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e atual assessor especial do governador de São Paulo.

Ainda são previstas as presenças das jornalistas Graça Caldas, professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da (UMESP) e Atuação em vários veículos de comunicação, entre eles Diário de Notícias e TV Globo (Rio de Janeiro), Folha de S. Paulo e Jornal do Brasil (São Paulo) e Simone Bortoliero, professora da Faculdade de Comunicação da Ufba - Facom na graduação e Pós-graduação em Cultura e Sociedade. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Televisão e Vídeo e coordena a Especialização em Jornalismo Científico e Tecnológico também na Ufba.

Além do prefácio de Carlos Vogt e artigos dos organizadores, o livro também conta com textos de Graça Caldas, Wilson Bueno, Iara Souza, Graciela Natansohn, Ferlando Lima Santos, Claudia Sisan e Djalma Thürler.

SERVIÇO

Lançamento do Livro Diálogos entre Ciência e Divulgação Científica: leituras contemporâneas

Data: 29 de abril

Local: Auditório da Escola de Administração da Ufba. Vale do Canela.

Horário: 18h30

Contatos: (71) 9984-2956 ou 31762299/88525301

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Cristiane de Magalhães Porto

Doutorado em Cultura e Sociedade – Ufba. Mestrado em Letras e Lingüística – Ufba. Atualmente é professora titular da Rede de Ensino FTC, onde atua como coordenadora do Núcleo de Publicações da Rede e é editora-chefe da Revista Diálogos & Ciência. Leciona componentes curriculares como Comunicação Científica e Metodologia da Pesquisa em nível de graduação e pós-graduação. Dedica-se, atualmente, ao estudo de disseminação e divulgação da ciência em suporte on-line e impresso.

Tem atuado, principalmente, nos seguintes temas: linguagem, comunicação, jornalismo científico on-line, cultura e difusão científica, informática, memória e Internet. Professora do Núcleo Permanente do Mestrado Profissional em Bioenergia da Rede de Ensino FTC. E-mail: crismporto@gmail.com

Antonio Marcos Pereira Brotas

Doutor em Cultura e Sociedade – UFBA. Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea – UFBA. Atualmente é tecnologista em saúde pública do Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz (CPqGM) Tem experiência na docência e profissional na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, jornalismo científico, cultura científica, guerra do iraque, terrorismo, mundo islãmico, e enquadramento. E-mail: ambrotas@gmail.com

Simone Terezinha Bortoliero

Doutorado em Comunicação Social pela UMESP na linha de pesquisa Comunicação Cientifica e Tecnológica. Mestrado em Comunicação Social – UMESP. Pós-doutorada como tema Mídia e Biocombustíveis. Atualmente é professora da Faculdade de Comunicação – UFBA. Atuando também como professora do Programa Multidisciplinar Pós-graduação em Cultura – UFBA.

Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Televisão e Vídeo, atuando principalmente nos seguintes áreas: Mídia e Meio Ambiente, Produção de Vídeos Educativos e Científicos, Divulgação Cientifica, Novas tecnologias para Educação, Comunicação para Educação em Ciências, Comunicação para Educação em Saúde, Jornalismo Cientifico e Ambiental. Pesquisadora Visitante do Labjor da Unicamp em 2008. Especialista visitante do Lapeq /FE/ em 2008. E-mail: bortolie@gmail.com

Notícias Relacionadas

PESQUISADORA LANÇA LIVRO INÉDITO NA BAHIA SOBRE DIFUSÃO CIENTÍFICA

COBERTURA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA BAHIA É TEMA DO I SEMINÁRIO DE JORNALISMO CIENTÍFICO

X CONGRESSO BRASILEIRO DE JORNALISMO CIENTÍFICO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É REALIZADO EM BELO HORIZONTE

2 comentários:

Chiz disse...

Olá, Wagner,
Sou Francisco Muniz, do UFBA em Pauta. Vim agradecer sua colaboração na nota sobre Olival Freire Jr., que já corrigimos.
Abraço.

Wagner Ferreira disse...

Valeu pelo feedback Francisco, pode contar com a parceria, abçs!