19 abril, 2011

LIVRO SOBRE RELAÇÃO DA CIÊNCIA E SUA DIVULGAÇÃO BUSCA SEDIMENTAR CULTURA CIENTÍFICA NA BAHIA

Evento acontece na Escola de Administração da UFBA e contará com palestra de Carlos Vogt, coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp

Abordar a ciência e sua divulgação, estabelecendo diálogos entre pesquisadores de diversas áreas é a proposta do livro sobre o tema Divulgação Científica lançado pelos pesquisadores, Cristiane Porto, Antônio Brotas e Simone Bortoliero. “Diálogos entre Ciência e Divulgação Científica: “leituras contemporâneas” ocupa-se da emergência acerca de um debate sobre ciência e sua divulgação como maneira de fomentar a formação da cultura científica no Brasil, em especial na Bahia.

O lançamento será no dia 29 de abril às 18h30, no auditório da Escola de Administração da Ufba, no Vale do Canela em Salvador. O evento contará com a presença do linguista Carlos Vogt, que ministrará a palestra, “De Ciência, Divulgação, Futebol e Bem-estar Cultural”, tema do prefácio do livro. Vogt é coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor / Unicamp), foi diretor da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e atual assessor especial do governador de São Paulo.

Ainda são previstas as presenças das jornalistas Graça Caldas, professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da (UMESP) e Atuação em vários veículos de comunicação, entre eles Diário de Notícias e TV Globo (Rio de Janeiro), Folha de S. Paulo e Jornal do Brasil (São Paulo) e Simone Bortoliero, professora da Faculdade de Comunicação da Ufba - Facom na graduação e Pós-graduação em Cultura e Sociedade. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Televisão e Vídeo e coordena a Especialização em Jornalismo Científico e Tecnológico também na Ufba.

Além do prefácio de Carlos Vogt e artigos dos organizadores, o livro também conta com textos de Graça Caldas, Wilson Bueno, Iara Souza, Graciela Natansohn, Ferlando Lima Santos, Claudia Sisan e Djalma Thürler.

SERVIÇO

Lançamento do Livro Diálogos entre Ciência e Divulgação Científica: leituras contemporâneas

Data: 29 de abril

Local: Auditório da Escola de Administração da Ufba. Vale do Canela.

Horário: 18h30

Contatos: (71) 9984-2956 ou 31762299/88525301

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Cristiane de Magalhães Porto

Doutorado em Cultura e Sociedade – Ufba. Mestrado em Letras e Lingüística – Ufba. Atualmente é professora titular da Rede de Ensino FTC, onde atua como coordenadora do Núcleo de Publicações da Rede e é editora-chefe da Revista Diálogos & Ciência. Leciona componentes curriculares como Comunicação Científica e Metodologia da Pesquisa em nível de graduação e pós-graduação. Dedica-se, atualmente, ao estudo de disseminação e divulgação da ciência em suporte on-line e impresso.

Tem atuado, principalmente, nos seguintes temas: linguagem, comunicação, jornalismo científico on-line, cultura e difusão científica, informática, memória e Internet. Professora do Núcleo Permanente do Mestrado Profissional em Bioenergia da Rede de Ensino FTC. E-mail: crismporto@gmail.com

Antonio Marcos Pereira Brotas

Doutor em Cultura e Sociedade – UFBA. Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea – UFBA. Atualmente é tecnologista em saúde pública do Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz (CPqGM) Tem experiência na docência e profissional na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, jornalismo científico, cultura científica, guerra do iraque, terrorismo, mundo islãmico, e enquadramento. E-mail: ambrotas@gmail.com

Simone Terezinha Bortoliero

Doutorado em Comunicação Social pela UMESP na linha de pesquisa Comunicação Cientifica e Tecnológica. Mestrado em Comunicação Social – UMESP. Pós-doutorada como tema Mídia e Biocombustíveis. Atualmente é professora da Faculdade de Comunicação – UFBA. Atuando também como professora do Programa Multidisciplinar Pós-graduação em Cultura – UFBA.

Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Televisão e Vídeo, atuando principalmente nos seguintes áreas: Mídia e Meio Ambiente, Produção de Vídeos Educativos e Científicos, Divulgação Cientifica, Novas tecnologias para Educação, Comunicação para Educação em Ciências, Comunicação para Educação em Saúde, Jornalismo Cientifico e Ambiental. Pesquisadora Visitante do Labjor da Unicamp em 2008. Especialista visitante do Lapeq /FE/ em 2008. E-mail: bortolie@gmail.com

Notícias Relacionadas

PESQUISADORA LANÇA LIVRO INÉDITO NA BAHIA SOBRE DIFUSÃO CIENTÍFICA

COBERTURA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA BAHIA É TEMA DO I SEMINÁRIO DE JORNALISMO CIENTÍFICO

X CONGRESSO BRASILEIRO DE JORNALISMO CIENTÍFICO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É REALIZADO EM BELO HORIZONTE

Postar um comentário