22 julho, 2008

BATMAN PODE ESTAR EM PEQUIM

Sem superpoderes, Batman é um dos mais humanos de todos os super-heróis. Ao contrário dos seus aliados nas páginas dos quadrinhos como o Homem-Aranha, mordido por uma aranha radioativa, ou Super-Homem, vindo de outro planeta, o homem-morcego se protege das artimanhas do Coringa, Pingüim, ou Charada, com apenas sua inteligência e uma vasta fortuna, que lhe dá subsídios, equipando-o com Batmóveis, Batcabos e outros Bat-apetrechos.

Mesmo assim, somente isso não é necessário para barrar todos seus inimigos na sombria Gotham City, também é preciso um físico moldado por anos de treinamento. É necessário ser um verdadeiro atleta olímpico.

E. Paul Zehr, professor associado de Cinesiologia e Neurociência na Universidade Vitória, na Columbia Britânica (Canadá), é praticante de Chito-Ryu karate-do há 26 anos, e explica que alguém como Bruce Wayne (Batman) pode fisicamente se transformar num superatleta.

Zehr está lançando o livro: “Becoming Batman: The Possibility of a Superhero” (“Tornando-se Batman: A Possibilidade de um Super-Herói”.), previsto para outubro. Em entrevista a revista Scientific American, Zehr revela que com uma média de treinamento de dez anos, uma pessoa com características físicas e financeiras parecidas com a do bilionário de Gotham pode vir a disputar uma olimpíada em modalidades como judô e natação, esportes olímpicos que irão ser disputados pelos nossos atletas em Pequim.

09 julho, 2008

MEMÓRIA DA IMPRENSA CONTEMPORÂNEA DA BAHIA

LIVRO REÚNE ENTREVISTAS DE JORNALISTAS DA IMPRENSA BAIANA


No dia 15 de julho, às 18h, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia - IGHB - na Piedade, estará sendo lançado o livro "Memória da Imprensa Contemporânea da Bahia" do professor doutor Sérgio Mattos.

Jornalistas e futuros profissionais da área poderão conhecer um pouco da história da imprensa baiana através de depoimentos dos profissionais que trabalharam ou ainda trabalham na imprensa diária. O livro é uma contribuição para o bicentenário da imprensa na Bahia, a ser comemorado em 2011.

O jornalista, professor e escritor Sérgio Mattos, contou com a colaboração de vários estudantes à época que abraçaram o projeto de resgate da história da imprensa na Bahia a partir da segunda metade do século XX. O livro reúne entrevistas de 23 grandes personalidades do Jornalismo, que contam as suas trajetórias profissionais na área e relembram fatos importantes ou curiosos. Registra um momento rico da imprensa no Estado.

23 entrevistados participam no volume: Agostinho Muniz, Álvaro Henrique, Antonio Carlos Magalhães, Carlos Navarro, Emiliano José, Fernando Rocha, Fernando Vita, Florisvaldo Mattos, Germano Machado, Ivan Pedro, João Falcão, José Olimpio da Rocha, José Valverde, Manoel Canário, Nelson Cadena, Pancho Gomes, Paolo Marconi, Perfilino Neto, Raimundo Varella, Reynivaldo Brito, Samuel Celestino, Sérgio Mattos e Tasso Franco.

Sérgio Mattos é o atual coordenador do curso de Comunicação Social - Jornalismo, da FTC e Faculdade da Cidade.

Confira a entrevista com Sérgio Mattos à Rádio Metrópole sobre o lançamento do livro.