16 março, 2018

AS ESTRELAS TAMBÉM MORREM

Não precisa ser um bom observador para olhar para o céu e ver as estrelas sempre em suas mesmas posições, dia após dia. Umas mais brilhantes, outras menos, mas elas estão lá, sempre estarão no céu a brilhar. Na verdade, quase sempre. 

As estrelas, como nós, não são imortais. Assim como tudo que conhecemos, têm início e fim, só não vivemos o bastante para acompanhar esse ciclo. Talvez, nem tenhamos nascido ainda.. 

Explico: muitas das estrelas que *vemos no céu já morreram há milhares de anos, mas como seu brilho é tão forte e se propaga pelo espaço, leva todo esse tempo para sumir das nossas vistas. 




Só para lembrar, o nosso Sol é uma estrela, que também morrerá, por isso, em outro canto do universo, sua luz pode ainda não ter alcançado os olhos de outros observadores dos céus. Diante disso, para aqueles, ainda nem nascemos, pois a luz do nosso Sol pode ainda não ter se propagado o bastante para existirmos, como a luz das estrelas deles existem pra nós.  

E quando o nosso Sol apagar e deixarmos de existir, por ele ou por outro motivo, viveremos como vivem os detentores dos Sois avistados por nós, muitos já mortos, eternizados pelo brilho de suas estrelas. 

*Na verdade, se não fosse pela licença poética, o texto acima teria informações científicas fidedignas, mas as estrelas mortas que podemos ver ficam em galáxias distantes da Terra, a exemplo da Grande Nuvem de Magalhães – as da nossa galáxia já não brilham. Para ver a sua luz é preciso usar um telescópio.

Nenhum comentário: