22 setembro, 2009

PESQUISADORA LANÇA LIVRO INÉDITO NA BAHIA SOBRE DIFUSÃO CIENTÍFICA

O livro Difusão e Cultura Científica: Alguns Recortes, organizado pela pesquisadora Cristiane de Magalhães Porto, surge para abordar a temática entre os pesquisadores baianos e poderá ser conferido no próximo dia 25 de setembro, a partir das 19h, na Biblioteca Central da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Ondina – Salvador.

Cristiane Porto é doutoranda do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Ufba, além de ser professora da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).

Para a publicação, Porto conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e a edição da Edufba. O objetivo é oferecer uma discussão mais ampla sobre o tema, possibilitado, com isso, a formação de uma cultura científica no Brasil.

O livro oferecerá aos leitores textos interdisciplinares que abordam a ciência no momento contemporâneo e evolui, ao passo da leitura, para as formas da difusão científica nos diversos campos do conhecimento.

Segundo Cristiane Porto, é importante destacar que Difusão e Cultura Científica é uma obra pioneira na Bahia. “A proposta deste livro busca demonstrar que na Bahia existem pesquisadores preocupados e atuantes no que se refere à cultura e a difusão de ciência no Estado”, esclarece.

Com o prefácio de Wilson Bueno, professor da Escola de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Metodista de São Paulo (Unesp), a obra concilia vertentes teóricas e práticas. “o livro busca identificar, descrever e analisar novas iniciativas como as que caracterizam os blogs de ciência e outros processos de divulgação da ciência e da tecnologia na web”, destaca Bueno.

Fontes:

A Tarde / Comunique-se / JorNow
Postar um comentário