19 outubro, 2010

BIODVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SÂO DEBATIDOS NA UFBA

Cientistas, jornalistas, movimentos sociais e estudantes aprofundam o olhar sobre biodiversidade e desenvolvimento sustentavel na Facom


Aprofundar de forma crítica, transversal e detalhada, por meio da participação de especialistas renomados com o tratamento e observação do cotidiano, é o que a coordenação do curso de Jornalismo Cientifico e Tecnológico da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom / Ufba) promove com o Seminário Desenvolvimento Sustentável e Biodiversidade - Ciência, Tecnologia e Mídia, no Campus Ondina (Auditório da Facom), nos dias 21 e 22 de outubro, das 19h às 22h.

Bastante difundido nos dias atuais e utilizado como estratégia no chamado “marketing verde”, o termo, Desenvolvimento Sustentável, ainda não é tão entendido quanto “marketeado”. Dessa forma, o evento, que faz parte da programação oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - acontece em todo o país entre os dias 18 a 22 de outubro - foi concebido para favorecer a formação dos divulgadores científicos que se interessam por questões ambientais na Bahia.

Com programação rica, diversa e provocativa, o seminário conta com trabalhos apresentados, por nomes renomados, como o da doutora em saúde pública, Cilene Victor, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico e diretora de redação da revista Comciência Ambiental; a jornalista Vanja Joice Bispo Santos, do Museu Paraense Emílio Goeldi; a jornalista Maiza Andrade, editora de Meio Ambiente do Jornal A Tarde; o pesquisador Philip Martin Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); a professora e pesquisadora Maria Rejane Lira, do Instituto de Biologia da UFBA; o engenheiro florestal, Luís Zarref Henrique Gomes Moura, representante de Movimentos Sociais.

Além dos debates, haverá uma oficina e uma exposição fotojornalística sobre temas ambientais realizada pelo Movimentos Amigos do Meio Ambiente - AMA e da Rede de Articulação e Mobilização em Comunicação Ambiental - Rama.

O evento, que é patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Fapesb, tem inscrições gratuitas, e podem ser feitas pelo e-mail: jorncientec@gmail.com, informando apenas o nome, RG, profissão e instituição, ou no local, entre 18 e 19h, com direito a certificado de participação.

A coordenadora do curso de Jornalismo Cientifico e Tecnológico da Facom, professora Simone Bortoliero, considera o evento uma rara oportunidade para se discutir o valor da informação científica e o papel do jornalista frente à necessidade de democratização e divulgação da informação como instrumento de poder político para as mudanças em pauta.

São parceiros do encontro: Fiocruz – Ba; FTC – Salvador; Pós Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA; Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, Associação Brasileira de Jornalismo Cientifico e a Faculdade de Comunicação da UFBA.
  • Click na imagem a para ampliar

08 outubro, 2010

COBERTURA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA BAHIA É TEMA DO I SEMINÁRIO DE JORNALISMO CIENTÍFICO

Debater o direcionamento dado à cobertura de ciência e tecnologia na Bahia é tema do I Seminário de Jornalismo Científico, que será realizado no sábado, dia 16 de outubro, no Fiesta Convention Center. O evento, que é uma prévia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Bahia, abordará formas e motivos para cobrir a pauta ligada ao assunto no estado.

O encontro tem como palestrante principal o jornalista Wilson da Costa Bueno, que é doutor em Comunicação e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo – Umesp, além de editor de sete sites temáticos em Comunicação. Ainda são previstos um almoço no próprio hotel e uma aula-show com a Família Macedo e professor Marival Chaves.

Inscrições - As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e inovação: www.secti.ba.gov.br.

Programação:

-8h30 Café de boas vindas

- 9h Abertura
Feliciano Tavares Monteiro
secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia
Tema: Políticas de CT&I – rumos e prioridades

Vinícius Teixeira
superintendente de Tecnologia para a Competitividade – Secti
Tema: Parque Tecnológico – novo momento para a Bahia

Liliane Queiroz
coordenadora do núcleo de pesquisa aplicada do Senai/Cimatec
Tema: Os resultados do investimento em carreiras tecnológicas – a experiência do Cimatec

Paulo Almeida
Instituto de Ciências da Saúde (ICS) – UFBA
Tema: Biotecnologia e pesquisa em Saúde – principais diferenças

-10h Aula
Wilson Bueno
Tema: Como e por que cobrir ciência e tecnologia

-13h Encerramento – Almoço no próprio hotel e aula-show
Professor Marival e Família Macedo


Notícias Relacionadas

DIVULGAÇÃO AMBIENTAL PELA IMPRENSA BAIANA É PAUTA DE SEMINÁRIO

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É TEMA DE PALESTRA EM SALVADOR